domingo, 15 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA da utilização dos MEXSC's MEDIAÇÃO e ARBITRAGEM para o TERCEIRO SETOR

Bom dia a todos (as)!

Neste domingo de carnaval, (aproveitando o pré-horário de almoço) para colocar em dia um dos meus assuntos prediletos, realizei a leitura do artigo recente do presidente da ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos, com o título: É preciso desenvolver a cultura de Doação no país, que poderá ser conferido no link:
https://drive.google.com/file/d/0B6EFuhwPlCarcl9Pcm5WMEFvQ0E/preview" width="640" height="480"

Considero muito importante o Terceiro Setor, ou seja, a Sociedade Civil Organizada, neste nosso imenso país! Lembrando, resumidamente e didaticamente aos que desconhecem a área:
 1o. Setor = Poder Público
 2o. Setor = Iniciativa Privada
 3o. Setor = Organizações Não Governamentais (Sociedade Civil Organizada)

Já participei ativamente dos 3 Setores (e ainda participo, indiretamente...) e posso constatar que:

- A população brasileira, em geral, é extremamente solícita, doadora, fraternal, sensível às causas sociais e possuímos um excelente Voluntariado para vários tipos de atividades.

- Aumentou, nos últimos anos, cada vez mais, o número de "abertura" de ONG's e também muitos escândalos ocorreram com algumas delas, mas que, provavelmente, não levaram ao fechamento das que foram consideradas, em algum momento, "ilegais"...

- Como o próprio nome diz, "Organizações não governamentais", era para que o trabalho se desenvolvesse, sem interferência direta do 1o. Setor, do Poder Público, mas ao contrário, ocorre em vários Municípios, onde, muitas vezes, é o Executivo, a Administração Municipal, o próprio Prefeito e às vezes, o Legislativo (Vereadores) é que querem "conduzir" as atividades de uma Ong e aí se iniciam e perduram muitos Conflitos...

- Onde tem dinheiro e uma ou mais pessoas reunidas, haverá sempre CONFLITOS!!

- E para dirimir Conflitos/Controvérsias no 3o. Setor é que também defendo a utilização dos MEXSC's = Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, realização dos Procedimentos de Mediação e Arbitragem para disseminar a cultura de pacificação social neste segmento tão importante para nossa Sociedade.

Voltaremos a nos aprofundar no assunto, posteriormente!!

Aos que participam, Boa continuidade de Carnaval!!
 Aos outros, Bom Descanso ou Bom Trabalho!!  

Nenhum comentário: